terça-feira, 28 de abril de 2009

(a)versões II

Alguns meses atrás escrevi aqui sobre minha irritação com versões de músicas latinas que se reproduzem no Brasil mais rápido que coelho. E teve algo que surgiu quando eu pesquisava para o post sobre Timbiriche que não poderia passar batido, como se diz.
No referido post, a Tatiana - do A Mesma Chuva - comentou que tem muita "música pop brasileira dos anos 90 traduzida do Timbiriche". Pois bem, antes mesmo disso, nos anos 80, o ctrlC+ctrlV com os sucessos dos timbis já rolava solto. Grupos como Balão Mágico - vide Amigos do peito -, Dominó e Polegar bombaram - nos dois sentidos - versões dos mexicanos.

Dominó - Com todos menos comigo


Tradução quase literal sempre.

O Polegar, então, foi quase uma franquia do Timbiriche em terras canarinhas; pode-se listar oito ou nove temas "inspirados" nas músicas dos timbis. Entre todas, porém, a mais conhecida é Dá pra mim, versão de Amame hasta con los dientes - clássico.

Polegar - Dá pra mim


Não vou nem comentar do infame sentido diverso do refrão; tirem conclusões próprias.

Independentemente dos arranjos estarem melhor em uma ou outra canção, as traduções são sofríveis; Além de Dá pra mim, Fogo de amor - Corro, vuelo, me acelero - tem uma letra dúbia terrível: "vamos fazer um troca-troca de amor, me dá você que pra você eu lhe dou".

Se você quer conhecer as outras versões, uma boa alma postou nos youtube quatro vídeos comparando as músicas do Polegar com as originais: Vídeo 1 - Vídeo 2 - Vídeo 3 - Vídeo 4.
Confere lá!

5 comentários:

Nathy Oliveira disse...

E eu que era super fã do Polegar e sonhava que era namorada do Rafael Pilha!? Vergonha no pretérito!

Ah, adorei a volta do blog!

Taynã disse...

CARLEENHA, DÁ PRA MIM? riri

Isso fica na cabeça forever ¬¬

VIVA O YAHOO -NN

Anônimo disse...

As versões do Balão Mágico eram mais bonitinhas do que as do Polegar.

Ana Maria
mesmachuva.blogspot.com
habitos-malos.blogspot.com

Fernanda disse...

DÁ PRA MIM O SEU AMORRR
DÁÁÁ PRA MIM
uhahuahuahuahua

Lenny_Lit disse...

Música de duplo sentido, brasilidade bizarra.