quinta-feira, 16 de outubro de 2008

E nem só de tango vive a Argentina...

A Tay do Leestening publicou um post sobre o Pepsi Music Festival, que rola na Argentina, e aproveitou pra reclamar a ausência dos festivais de rock no Brasil. De fato, desde os tempos áureos de Rock In Rio não há notícia de evento igual por essas bandas, ao contrário do que acontece em território argentino.
Conversando com meus botões, cheguei à conclusão de que havia, no entanto, uma explicação para isso fora o mercenarismo dos empresários brasileiros. E assim, resolvi que era hora de falar um pouquinho sobre Rock Latino.
Não que o nosso rock de raiz não tenha história (embora eu não seja a pessoa mais indicada para falar disso), entretanto, os hermanos são completamente apasionados por esse segmento musical. É que foi por lá que surgiram, logo da influência de Elvis, os primeiros grupos hispanoamericanos; mas além disso, e mais principalmente também, o rock na Argentina teve fortíssima ligação com o movimento politizado jovem das décadas de 70 e 80, quando as ditaduras comandavam a América Latina.
Essa relação tornou as músicas de rock hinos de liberdade e os festivais momentos de botapraforamesmo. Bandas nacionais lotavam – e ainda lotam – estádios de futebol, arrastando multidões. Daí surgiram fenômenos como Sui Generis, Patrício Rey y sus Redonditos de Ricota e Soda Stereo – meu favorito! Nomes que, embora de sua importância na música, são totalmente desconhecidos do público brasileiro. E olha que eles estão mais perto do que parece – por um acaso esses acordes lhes são familiares?
Podia pelo menos ter feito uma versão decente; Gustavo Cerati agradece!


Jijiji - Patrício Rey y sus Redonditos de Ricota





Canción para mi muerte - Sui Generis





La ciudad de la furia - Soda Stereo





------------------------------------------*

Em tempo: Hoje é dia de entrega de Los Premios MTV Latina 2008, em Guadalajara - MX. Parece que o VH1 vai transmitir... Ninguém merece a pobreza de não ter tv a cabo - esperarei pela caridade no Youtube.

4 comentários:

Anônimo disse...

Não tenho esse canal. Tomara que alguma alma caridosa coloque os vídeos no Youtube.

Amo o rock argentino, tem músicos geniais. E realmente precisamos mesmo de mais festivais e mais divulgação de novas bandas nacionais.

Fernanda disse...

... Argentina vive de Cris Morena também!!
uhaahauhhahua

Monique Ludmila. disse...

Meninaaas,
o post tá dez.
Mas faltou um grande nome do rock argentino: Charly García.
Há também o Fito Paez, mas ele não é tãaaao roqueiro assim

Carla disse...

Ainda faltou bastante coisa, Monique... Mas o Charly fez parte do Sui Generis; prometo em próximos posts tentar desenvolver mais sobre o assunto, apesar de não ser nenhuma especialista em música - longe disso, tô mais pra aventureira!

;*