sexta-feira, 10 de outubro de 2008

La Venegas

Não é caso excepcional - o que é lamentável - que a cantora Julieta Venegas assim como muitos outros artistas hispânicos, não seja figurinha carimbada de nosso meio televisivo e esteja entre as dez mais das nossas rádios.
Talvez, se ao invés de usar variedades instrumentais em suas composições e ter um arzinho comportado, abusasse de alguns poucos pedaços de pano e pulasse freneticamente de uma ponta a outra do palco, cantando refrões repetitivos e grudentos em inglês - que boa parte dos brasileiros repete intrepidamente mesmo sem entender palavra alguma - Venegas teria mais chances de emplacar por aqui.
A cantora e compositora mexicana é artista de formação clássica, toca piano e outros instrumentos em seus shows, dentre eles o arcodeão, sua marca registrada.


"Comecei na música erudita e só depois passei a compor minhas músicas, ao tocar com grupos de rock. E sempre achei que fico muito limitada ao tocar um só instrumento... acho interessante poder utilizar vários instrumentos para fazer arranjos e desenvolver idéias diferentes." (entrevista no overmundo)




Venegas já lançou cinco álbuns, dos quais vendeu mais de quatro milhões de cópias. Em 2003 a música Andar Comigo, do Álbum Si foi a mais tocada no México por mais de 15 semanas. Em 2005 ganhou o Prêmio Latino Revelação da Academia de Música da Espanha.
A cantora carrega em sua bagagem a conquista de dois Grammy Latinos - em 2006 o Melhor Álbum de Música Alternativa; e em 2007 o de Melhor Álbum Pop (Limón y Sal) que lhe rendeu discos de ouro e platina nos EUA, Espanha e Argentina. Na terceira edição do MTV VMA Latin America, a cantora abocanhou três prêmios: Artista do ano, Melhor artista solo e Melhor artista do México. Sem dúvida a menina do arcodeão tornou-se fenômeno internacional.
Depois de anos de sucesso e shows realizados em diferentes partes do mundo, Julieta Venegas passou a ter algum reconhecimento no Brasil ao gravar um acústico com o cantor Lenine em 2006. Em março a cantora fez um dueto da música Ilusión com ninguém menos que Marisa Monte para seu novo albúm Unplugged MTV e participou recentemente do programa Altas Horas, da Rede Globo.
Apesar das repentinas aparições em terras brasucas, a grande maioria dos brasileiros desconhece verdadeiramente o trabalho da cantora. E diga-se de passagem é um ótimo trabalho: música de boa qualidade, que vale muito a pena conferir.

El Presente - Unplugged MTV



Me voy - videoclipe



Conheça mais de Venegas: http://www.myspace.com/julietavenegas

5 comentários:

Jananda. disse...

Meninas, eu simplesmente adoro essa mulher e seu acordeon! (suspiros)
Muito bom terem falado dela!

Ana C. disse...

JULIETA VENEGAS!
meninas, se quiserem ouvir algo de interessante, procurem o podcast da mariana eva, a vulga madame mim.

ela apresenta um programa nesse podcast, o "ilha latina", se não me engano. Uma vez eu estava ouvindo e ela fez um apanhando geral da carreira da julieta venegas, com uns intervalos musicais. é bem legal.
vale a pena conferir! de repente tem de outros artistas também, né...


beijo!

Cris disse...

PÔ, valeu o toque Ana!!
com certeza iremos conferir ....

gosto da Madame Mim, ela é muito louca... rsrsrs

Fernanda disse...

Fora o talento ela se esforça toda para aprender o português! uhahuahuahua
mto fofa \o/

Unknown disse...

Nada contra a Julieta....

mas prefiro aquela banda de 3 letras que já vendeu mais de 10 milhoes de cópias no mundo..

quem será?

abafaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa