sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Grammy... Latino?

Ontem, como todos já sabem, a Band transmitiu o nono Grammy Latino. Transmitiu? A conta-gotas tudo o que vimos foram partículas da maior premiação de música latina; a emissora picotou o espetáculo em prol de uma “festa brasileira” muito da mal feita – foi uma falha atrás da outra.

Ao invés de Juanes levando cinco gramofones, Glória Estefan sendo homenageada e a porto-riquenha Kany Garcia ganhando como revelação, vimos Daniela Cicarelli e seus cinco (?) vestidos de gosto duvidoso, os caras do CQC fazendo piadinhas sem-graça (numa caricaturização que nem pareciam eles mesmos) e o Sepultura cantando Garota de Ipanema em inglês (!).

CQC e Cicarelli: trapalhadas no palco e fora dele.

Nessas horas dá para entender porque quase nenhum artista latino entra no mercado brasileiro; nossa indústria cultural é egoísta, a não ser que se trate de algum enlatado norte-americano. Ao que parece, mais gente pensa como Lenine, que afirmou ao Influências! ser “um pecado botar a música brasileira no nicho da música latina, porque ela é tão versátil e plural, que é um pecado dizer que é tudo latino".

Uma pena. Perdem os artistas, perde a música, perdemos nós que somos submetidos a ver e ouvir o que ELES querem. Esquecem-se que o Brasil também é latino, que estamos abaixo da linha do Equador. E não me venham dizer que não há mercado e que somos auto-suficientes porque temos grande variedade cultural – onde há lugar para o Creu há lugar para tudo!

Festejou-se a segmentação. E aí o resultado, ram, a conclusão de tudo isso é que a intenção maior, o objetivo do Grammy Latino, desce pelo ralo. Neca de integração, neca de nada. Bolívar remexeu-se no túmulo.

PS1: Tudo bem fazer uma festa pela música brasileira, mas precisava ser ao mesmo tempo?
PS2: Quando tiver assistido aos vídeos pelo youtube, comento a premiação principal.

Confira a lista de ganhadores completa.

2 comentários:

Fernanda disse...

ISSO AÊÊÊÊ CARLITAAAAAAAAAA...
Faço das suas palavras as minhas!!!
Emissora egoísta!
eu queria ter visto Juanes e Diogo Nogueira.. não é justo.. não é justo!

Unknown disse...

Parafraseando Lenine: A Música brasileira é tão versátil e plural que é um pecado dizer que é tudo brasileiro. É uma pena. Só que dessa enorme decepção veio uma coisa boa: eu estou encontrando blogs latinos e me sinto menos só :)