quinta-feira, 6 de novembro de 2008

La Rosa de Guadalupe

O México é o segundo maior país católico do mundo, atrás apenas do Brasil. É algo excepcional, cerca de 89% dos mexicanos seguem o Catolicismo. Podemos testemunhar muito desta devoção nas novelas, sobretudo as clássicas. Se fecharmos os olhos podemos recordar nitidamente a imagem de Maria do Bairro rezando aos pés da virgem de Guadalupe para que seu filho Nandinho não caísse nas teias da pérfida Soraia; a pobre e comportada Paulina pedindo ajuda a santa para não cair em tentação e cometer pecado carnal com Carlos Daniel, e para que a santa também ajudasse a salvar a alma de sua irmã mau caráter Paola.

Nossa Senhora de Guadalupe é padroeira do México (1895) e da América Latina (1945). O grande amor pela santa levou a criação de uma série recente, La Rosa de Guadalupe, que é sucesso no México, chegando a bater novelas de destaque como Alma de Hierro e Juro que te amo. Em cada episódio da série é narrada a história de um milagre ou um pedido concedido pela santa a uma personagem. O símbolo dos milagres é uma rosa branca que sempre aparece aos pés da Virgem ao término da história.


O surpreendente são as histórias, é um episódio mais inusitado que o outro, confira algumas delas:

Soy Emo



Conta a história de uma mãe desesperada que tenta entender a sua filha. A menina é Emo, e não dá abertura as investidas da mãe. Esta irá pesquisar tudo sobre os Emos para tentar se aproximar de sua filha, então fica desesperada ao descobrir que ela corre o risco de ser linchada na rua por tribos urbanas.

El estreno

Willy sofre na mão do seu pai e amigos por ter quinze anos e ainda ser virgem. Tem que ouvir calado ofensas e piadinhas. Willy tem uma namorada, mas ele não força nada com ela, por amor e respeito. Seu pai resolve levá-lo contra sua vontade a um prostíbulo para perder a virgindade. Na hora “H” acontece o inesperado, deixando a todos chocados.

La unica vez

Mais um caso de virgindade – isso parece ser mesmo um problema para os mexicanos. Dessa vez são duas amigas; Lourdes e Paulina são desafiadas pelas outras amigas, que já não são mais virgens, numa aposta para ver quem iria perder primeiro a virgindade. O problema maior não é a aposta ridícula, mas sim o fato de que ela vai parar na internet e todos os internautas começam a fazer suas apostas. O que farão Lourdes e Paulina para sair desta situação?

Heridas del alma

Conta a história de uma jovem depressiva chamada Paloma, que está sempre muito só e triste. Sua mãe faz o possível para se aproximar dela, mas la chica está sempre na defensiva. Uma amiga (?) lhe aconselha a cortar o braço (!) sempre que estiver triste para amenizar a dor. O que se transforma em um vício e doença.

Pasarela

Bibiana como muitas jovens sonha em ser top model, e como grande parte delas cai no conto do vigário; um agente a engana dizendo que a transformara em modelo de fama internacional, mas o mau caráter coloca a pobre para desfilar para homens ricos interessados em sexo. Como desgraça pouca é bobagem, ela sofre um acidente ficando toda desfigurada.

La vida sigue
Alma e Ismael são namorados desde de criança e quando estão faculdade ele é acometido por uma grave doença e morre. Por ter perdido o amor de sua vida, Alma tenta suicidar-se. Mas com a ajuda da virgem e de uma amiga espanhola misteriosa de um chat, Alma é livrada e segue a vida sem o seu amor.

----------------------------------------------------------------------------
Em homenagem a nossa amiga Flavinha ;p

4 comentários:

Jananda. disse...

Cara, sério mesmo, não sei qual delas é a melhor, se é Soy Emo, da chica que pode "linchada na rua por tribos urbanas", ou Heridas del alma. Adorei a idéia!uahauhauahua Vou andar com um gilete na bolsa =P
Mas, pára tudo! qual é o inesperado da hora "H" de El estreno??? Fiquei pra lá de curiosa, hem! Tratem de me contar! LOGO. Nem vou googlear, vou esperar falarem. Beijos, chicas!

Flávia disse...

A devoção à Nossa Senhora de Guadalupe,principalmente lá no México, é realmente impressionante. É marca registrada de qualquer telenovela ou "telenovela compactada" mexicana. Não há como falar do México sem mencionar esse traço, que não é puramente religioso, mas que é um marco cultural muito forte . Obrigada pela lembrança amigas, hehehe! Beijos

Carla disse...

Procura no youtube, Janandinhaa hahahahahahaha =B

Os mexicanos são um povo de fibra e fé e encontram na Virgem de Guadalupe a esperança eterna. Fortissíma marca cultural.
E a série mostra bem isso, com temas um tanto polêmicos para a conservadora sociedade mexicana. Ótimo post, Cris! E Flavitcha: no hay de que, corazón, mas agradeça mesmo a Cris, que teve a grande sacada do post =).

;*

Anônimo disse...

Legal essa série, bem diferente. Vou procurar no Youtube. Na época do sucesso das novelas mexicanas por aqui, até eu já estava rezando para a virgenzinha de Guadalupe!